CNBB

Entrevista com o vice-presidente da CNBB Dom Luiz Soares Vieira

Sobre o Papa Bento XVI

O Papa é muito cordial e sempre nos recebeu bem em Roma. Homem extremamente inteligente, um dos maiores teólogos que existe na Igreja.


O Papa surpreendeu

A primeira carta que escreveu é sobre o amor: Deus é amor E a segunda é sobre o sacramento do amor. Seus escritos todos versam sobre o amor. É uma surpresa agradável para nó.


Sobre segundo casamento

O que aconteceu em relação a estas questões é que muitos falaram sem ter lido a carta. Ao falar do segundo casamento não fala de praga. Diz que o casamento é uma ferida. Isto porque o primeiro casamento não deu certo.


Volta do latim

Não é nada daquilo que falaram. O papa disse que quando em encontro internacionais, com pessoas de língua diferente, seria bom usar a língua universal: o latim. É uma pena que tenha sido interpretado como um documento de condenação. Não é.


Igreja latino-americana e caribenha

A Igreja na América Latina passa pela crise da modernidade: a subjetividade, o consumismo, o relativismo. Isto interfere na vida religiosa. Nós tivemos uma fuga de católicos. Acredito que isto vai parar.


Falta de sacerdotes

Na Amazônia é gritante a falta de padres. Acredito que em Aparecida vamos entrar em cheio nestas questões e encontrar saídas. Acredito que a Igreja será uma Igreja que não foge dos problemas. Quando a gente ama a gente passa a realizar coisas boas. Esta deve ser a proposta da Igreja católica aos fiéis.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo