Coletiva - 52º Assembleia Geral

Aprovado documento sobre a questão agrária

Bispos cobram uma posição do poder público sobre esta realidade social

Alessandra Borges
Enviada especial a Aparecida (SP)

o bispo de Balsas (MA) e presidente de Comissão Pastoral da Terra, Dom Enemésio Lazzaris. FOTO: Alessandra Borges

o bispo de Balsas (MA) e presidente de Comissão Pastoral da Terra, Dom Enemésio Lazzaris. FOTO: Alessandra Borges

Aprovada na tarde desta quarta-feira, 7, o documento “Igreja e Questão Agrária brasileira no início do século XXI”, onde são retratados os direitos de propriedade e uso da terra.

Durante coletiva de imprensa, o bispo de Balsas (MA) e presidente de Comissão Pastoral da Terra, Dom Enemésio Lazzaris, explicou como a questão agrária do país foi abordada no documento 99.

“Este documento procura enfrentar uma das problemáticas mais urgentes do Brasil. É importante verificarmos a presença de movimentos populares, a presença de organizações não-governamentais e a luta de muitas pessoas”, disse o bispo.

Leia também:
.: Todas as notícias sobre a assembleia dos bispos

Dom Enemésio explicou que o documento está dividido em três partes. Na primeira foi contextualizada a atual situação agrária vivenciada pelo Brasil, onde os bispos apresentam as dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas, os quilombolas, os pescadores, os ribeirinhos, os extrativistas. A segunda parte é dedicada à exposição dos bispos, ou seja, o olhar de pastor sobre a questão agrária. E no último capítulo, os bispos afirmam o compromisso pastoral diante dos desafios que se diferem a questão agrária e os clamores do povo.

Diante deste compromisso, o episcopado irá cobrar do poder público uma posição, frente à atual realidade social do país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo