Artigo- Saúde e Bem Estar

Ansiedade: Por que corremos tanto?

 

Especialista fala sobre o comportamento ansioso

Élison Santos*

Por que corremos tanto?

Especialista fala sobre ansiedade./ Foto: Agência Brasil.

Hoje, enquanto vinha para meu consultório, uma mulher me ultrapassou em local proibido em uma velocidade bem acima do permitido. Pensei comigo, ela deve estar muito atrasada para um compromisso importante ou para o trabalho, mas depois me perguntei o que seria tão importante assim que alguns poucos minutos ou segundos fariam tanta diferença? A verdade é que muitas vezes somos rudes com as pessoas, desrespeitamos as leis, arriscamos nossa vida e colocamos a vida dos outros em risco, simplesmente porque estamos ansiosos para chegar a algum lugar, fazer alguma coisa, conseguir algo. Por que?

Desde pequeninos, nós queremos chegar a algum lugar. Os bebês são curiosos por natureza, querem explorar o mundo ao seu redor, e isso é bom, pois é graças a essa curiosidade e desejo de explorar o mundo que podemos desenvolver nossa capacidade de engatinhar, andar e correr. Mas, neste processo de desenvolver nossas habilidades de locomoção, também nos deparamos com os limites, estes limites são impostos pelos adultos a nossa volta. Assim, aprendemos que se nos aproximarmos da beirada de um terraço, poderemos cair, se nos aproximarmos do fogo, poderemos nos queimar e que há lugares que não nos trarão risco, mas simplesmente devemos respeitar porque não são nossos. Assim vamos aprendendo sobre como proteger nossa vida e respeitar o espaço das outras pessoas. É como construímos também nossa ética.

Nosso desejo de crescimento e desenvolvimento pessoal é saudável, mas precisa de limites, podemos fazer de tudo para cumprir nossos compromissos, construir novos relacionamentos interpessoais, melhorar nossas habilidades intelectuais, crescer na vida profissional e no status social, mas sem deixar de lado nossa saúde e o respeito aos outros. Do ponto de vista psicológico, o comportamento ansioso é um sinal de que a pessoa não está bem. É comum termos uma ansiedade de expectativa relativa a algo de diferente que irá acontecer em nossa vida, como uma viagem, uma entrevista de emprego, etc. mas, quando estamos constantemente ansiosos, seja em casa, assistindo a TV, ou com a família no final de semana, então não estamos bem. Há algo que precisa ser tratado, pois a vida pode ser muito mais agradável do que a temos levado.

Leia mais
.: Artigos sobre Bem Estar

Existem vários níveis e tipos de ansiedade, algumas delas são consideradas mais sérias e requerem que a pessoa seja tratada inclusive com medicamentos, algumas delas requerem que a pessoa seja tratada com sessões de psicoterapia ou psicanálise. O importante é saber que a vida não precisa ser a 100 km/hora. Mas, como saber se estou sendo ansioso?

Por exemplo: Quando você viaja com sua família para a praia, você tende a ir na maior velocidade possível e evita as paradas ao máximo para chegar o quanto antes no seu destino ou você curte a viagem, aprecia a paisagem, faz algumas paradas para que todos relaxem e promove uma boa conversa com todos dentro do carro durante o trajeto? É certo que muitos de nós temos temperamentos diferentes, mas podemos ter uma qualidade de tempo melhor. Muitas pessoas pensam que fazer as coisas com pressa fará com que elas realizem a tarefa da melhor forma, mas isso não é verdade, nosso cérebro funciona melhor e tende a ser mais criativo quando não está sob pressão. Muitas famílias vivem em pé de guerra simplesmente porque as pessoas em casa estão constantemente ansiosas, mas perdem muito tempo fazendo coisas que não são produtivas.

Muitas vezes as pessoas querem preencher todo espaço de tempo que possuem porque não sabem lidar com o silêncio, com a solidão, é aí que vamos percebendo que nosso estilo de vida não está saudável. Precisamos aprender a fazer as pazes com o silêncio, precisamos de tempo para ficarmos sozinhos às vezes, nossa mente precisa de silêncio para descansar, até mesmo para processar as informações que recebe todos os dias. Nossa melhor companhia precisa ser nós mesmos e só assim poderemos nos tornar boas companhias para as pessoas que amamos. E se você não consegue ficar sozinho, com sua mente em silêncio com você mesmo por alguns minutos então peça ajuda, faça uma terapia, se reencontre. O mundo precisa de você por inteiro e assim como você precisa apreciar as maravilhas do mundo, o mundo também quer apreciar as maravilhas que existem em você.

________________________________

elisonsantos

* Élison Santos, Psicólogo e Palestrante. Atende adultos e adolescentes e é Terapeuta de Casais em São José dos Campos. Realiza aconselhamento psicológico Online através do Skype. É especialista em Análise Existencial e Logoterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Curitiba. Oferece Cursos Online sobre relacionamento e comportamento humano em sua página www.elisonsantos.com. É participante do Programa Trocando Ideias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo