Na Mariápolis Ginetta

1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis começa nesta sexta

O 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis (ENMJ) começa nesta sexta-feira, 3, e segue até domingo, 5, no Centro de Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP).

O evento é organizado pelo Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e deve reunir cerca de 450 jovens e 50 adultos, lideranças nacionais de movimentos e congregações que trabalham com jovens de todo o Brasil.

“O encontro tem por objetivo celebrar a unidade da Igreja na diversidade de carismas”, antecipa o assessor do Setor Juventude, padre Carlos Sávio. De acordo com ele, o evento procura se aproximar das expressões juvenis presentes na Igreja no Brasil. “O Setor Juventude busca somar esforços para que todos juntos possam anunciar, com discernimento e responsabilidade, o Evangelho de Jesus”, completa.

Mais de vinte movimentos de expressão nacional já confirmaram presença, entre eles o Segue-me, o Caminho Neocatecumenal, o Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica, a Legião de Maria, as Equipes Jovens de Nossa Senhora, entre outros. Também estarão presentes as congregações que caminham mais próximas do Setor Juventude Nacional, como a Articulação da Juventude Salesiana, a Pastoral Juvenil Marista, a Juventude Franciscana e os Vicentinos Jovens, além da Comissão Nacional de Leigos do Brasil, organismo da CNBB.

Também participarão do encontro os secretários nacionais das Pastorais de Juventude e representantes das Comunidades Novas com maior representação nacional, como a Comunidade Católica Shalom e Canção Nova.

O Bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e Referencial do Setor Juventude, Dom Eduardo Pinheiro, e o Bispo de Caraguatatuba (SP), Dom Antônio Carlos Altieri, estarão presentes como assessores. O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, presidirá a missa de abertura.

Durante o encontro, também ocorrerá o lançamento do site Jovens Conectados, que será a página oficial do Setor Juventude na internet e vai congregar notícias e informações sobre as várias expressões eclesiais dedicadas ao trabalho com os jovens.

Mais informações sobre o encontro, acesse http://www.encontromovimentos.wordpress.com ou entre em contato pelo e-mail: juventude@cnbb.org.br

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo