Papa

Bento XVI: “Música é uma educação para a paz”

A música é um contributo para a paz. Bento XVI participou na última sexta-feira, 20, de um concerto de coros organizado em sua honra. No final do espectáculo, o Papa agradeceu "a apresentação magnífica da grande cultura musical da vossa terra".

O espectáculo de coros de montanha teve lugar no Castelo de Mirabello, em Lorenzago di Cadore, e oferecido pela diocese de Belluno-Feltre, local onde Bento XVI se encontra de férias.

O Papa recordou as palavras de Santo Agostinho que disse que o canto é a expressão do amor e o concerto "foi expressão da cultura popular que é uma preciosidade da identidade européia, a cultivar e a promover", sublinhou. "Agradeço a todos os que trabalham para que a grande cultura européia se faça presente hoje e no futuro".

Bento XVI continuou lembrando que a educação para o canto, "o cantar em coro, não se trata apenas de um exercício exterior e de voz, mas é também uma educação do interior, do coração, um exercício de educação para a vida e para a paz".

"Cantar em coro, exige atenção aos outros, ao compositor, ao maestro, à totalidade a que chamamos música e cultura, e deste modo, cantar em coro, é uma educação para a vida, uma educação para a paz, um caminho junto".

O Papa recordou também que, há 90 anos atrás, a montanha onde se encontra "era uma barreira, um espaço terrível e cruel da guerra. Façamos de tudo para que a paz perdure na Europa e para que cresça em todos nós e no mundo. Estou certo que esta bela música é um empenho para a paz e uma ajuda para viver em paz".

Comentários

comentários

↑ topo