Saúde

Anvisa alerta que alimentos industrializados têm excesso de sódio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta quinta-feira, 18, um estudo sobre alimentos que fazem parte da mesa do brasileiro. A pesquisa constatou que a grande maioria deles contém sal, açúcar e gordura acima do recomendado para uma boa saúde.

Assista à reportagem

O estudo alerta que o macarrão instantâneo com tempero contém quantidade de sal maior do que o recomendado para ser consumido em um dia, e que na batata palha e nos salgadinhos de milho, a diferença de sódio, de uma marca para outra, pode variar em até 14 vezes.

"Existe uma grande variabilidade de uma marca para outra, do quantitativo de sódio para o mesmo produto, e isso demostra que as indústrias podem reduzir a quantidade de sódio nos alimentos", afirmou a gerente geral de alimentos da Anvisa, Denise Resende.

Segundo a Anvisa, os refrigerantes, especialmente os de baixa calorias, também chamam a atenção pela grande concentração de sódio. E os sucos industrializados são campeões em teores de açucar.

A Vigilância Sanitário também encontrou teores de gordura acima da média em batatas fritas, batatas palhas e biscoitos recheados.

Se por um lado muitos alimentos contém substâncias que fazem mal à saúde, por outro, a lei determina que alimentos como a farinha de trigo e milho contenham ácido fólico e ferro, para ajudar na saúde nutricional do brasileiro. Mas nem isso está sendo cumprido pela indústria.

Segundo a Anvisa, 87% das amostras de farinha analisadas contém menos teor de ferro do que o determinado pela lei.

A Anvisa começa agora um diálogo com a indústria para que os alimentos contenham substâncias mais saudáveis. A alimentação vem causando uma mudança de perfil dos brasileiros, uma em cada três crianças de cinco a nove anos estão com sobrepeso. E a obesidade também avança sobre a população adulta, especialmente os homens.

"Os alimentos que foram apresentados nessa pesquisa são grandes contribuidores para as doenças não-transmissíveis. Para quem sofre de osteoporose, de artrose, quem tem colesterol alto, triglicérides alto, quem tem diabetes, hipertensão, nós estamos informando que existem possibilidades de você reduzir o risco, consumindo alimentos industrializados", explicou a diretora da Anvisa, Maria Cecílias Martins Brito.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Comentários

comentários

↑ topo