Santa Sé

Agenda do Papa para os próximos meses

O departamento das celebrações litúrgicas pontifícias publicou a agenda de Bento XVI, até 30 de abril, incluindo todos os ritos da Semana Santa.

No domingo, 24 de fevereiro, Bento XVI dará prosseguimento às suas tradicionais visitas, como Bispo de Roma, às paróquias de sua diocese e celebrará a Missa na Igreja de Santa Maria Libertadora, no bairro de Testaccio.

Em 1º de março, sábado, o Papa presidirá, no Palácio Apostólico, a um consistório para algumas causas de canonização.

Dia 9 de março, visitará o Centro Internacional de Jovens, que tem a sua sede na igreja de San Lorenzo in Piscibus, em Roma, onde presidirá Missa.

Em 13 de março, Bento XVI presidirá a uma celebração penitencial com os jovens da capital italiana, na Basílica de São Pedro.

Tradição

As celebrações da Semana Santa seguem a tradição, com início no dia 16 de Março, quando Bento XVI presidirá à Missa do Domingo de Ramos, com procissão.

Na Quinta-feira Santa, 20, o Papa presidirá, na parte da manhã, à Missa crismal, na Basílica de São Pedro, que abre o Tríduo Pascal. À tarde, irá à Basílica Papal de São João de Latrão, para a Missa na Ceia do Senhor.

Na Sexta-feira Santa, 21, recordará, na Basílica de São Pedro, a Paixão do Senhor, e às 21h15, presidirá à Via-Sacra, no Coliseu. As meditações da Via-Sacra são este ano escritas pelo Cardeal Zen, de Hong Kong.

No Sábado Santo, 22, o Papa presidirá à Vigília Pascal, e, no Domingo de Páscoa, à Missa da Ressurreição, seguida da tradicional mensagem urbi et orbi, à cidade de Roma e ao mundo.

Em 2 de Abril, Bento XVI presidirá a uma celebração pelo terceiro aniversário do falecimento de João Paulo II.

Este ano, não haverá celebrações no Vaticano, por ocasião do aniversário natalício de Bento XVI (16 de Abril) ou da sua eleição (9 de Abril), uma vez que, nesse período, o Papa estará nos Estados Unidos (15 a 21 de abril), como confirmado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Encerrando o mês de abril, e de retorno da viagem, no domingo,27, Bento XVI celebrará à ordenação presbiteral dos diáconos da Diocese de Roma.

Comentários

comentários

↑ topo